Neste post você encontrará um guia completo para se planejar para seu primeiro cruzeiro! ♡
Quando você fez a reserva do seu primeiro cruzeiro, eu sei que a primeira pergunta que veio à sua cabeça foi: - E agora?! - Fique tranquilo!!! Aqui você encontrará todas as informações necessárias para sanar suas principais dúvidas e aproveitar ao máximo o primeiro, dos vários cruzeiros que virão! Pois já te adianto, fazer cruzeiro é um VÍCIO, você nunca ficará neste primeiro! ☸
DOCUMENTAÇÃO
Foto: PassaporteBR |
Bom, este primeiro item é o mais importante quando se trata de qualquer viagem.
Se o destino do seu primeiro cruzeiro é nacional ou algum dos países da América do Sul, com saída do Brasil, você pode embarcar somente com seu Carteira de Identidade (com menos de 10 anos de emissão) ou passaporte. Sim, estes dois são os únicos documentos permitidos para embarque, portanto nenhum outro tipo de documento como CNH, carteira de trabalho, conselhos de classe ou qualquer outro documento serão válidos, pois a partir do momento que você entra em um navio, é como se você estivesse imigrando para o país a que aquela companhia pertence, portanto deve-se respeitar suas normas e ler com bastante atenção o contrato que você assina, para que você não seja pego de surpresa em nada!
Caso seu embarque seja fora do Brasil, o único documento válido será o passaporte, porém é preciso se atentar à validade dele, pois todas as companhias só aceitam o embarque desde que o passaporte tenha, pelo menos, 6 meses de validade após a data do desembarque. Além disso, é necessário checar se há necessidade de vacina específica para seu destino, principalmente se ele for o Caribe.
Aconselho que você deixe, junto ao seu passaporte, Certificado Internacional de Vacinação, que você retira gratuitamente! Aqui você consegue consultar o seu local mais próximo para emissão deste certificado.
RESERVA DE VOOS
Foto: triCurioso |
A não ser que o cruzeiro comece e termine na cidade que você mora, na maioria dos casos você terá que fazer trechos aéreos!
E planejar este custo é muito importante, pois você pode conseguir excelentes preços se souber pesquisar e tiver tempo para isso.
Grande parte do segredo de uma viagem bem sucedida é o tempo de antecedência que você tem para planejamento e pesquisa!
3 dicas bem relevantes, principalmente para o seu primeiro cruzeiro:
1- Sempre conte com eventuais atrasos. Portanto aconselho sempre que você chegue pelo menos 1 dia antes na cidade de partida do seu cruzeiro, pois assim como avião, o navio também não te espera!
2- Escolha hotéis de fácil acesso ao porto de embarque. Isto irá te ajudar muito no dia do embarque, pois você ainda precisa contar com possíveis atrasos ou problemas com transporte até a chegada no porto, e uma vez que esteja perto, minimiza e muito o problema. Vai por mim!
3- No desembarque, opte por voos do final da tarde, porque assim como na chegada, podem ocorrer atrasos na chegada do navio e para não comprometer seu voo de volta, vale mais esperar um pouco no aeroporto que ficar para trás.
TRANSLADO
Foto: DicasNewYork |
Outro ponto que se deve pensar é como chegar do aeroporto ao hotel e do hotel ao porto e o caminho inverso. Caso você compre todo o pacote com a companhia de cruzeiros, provavelmente o translado estará incluso. Já se você for fazer à parte, procure chegar com antecedência. Alguns hotéis possuem serviço de transfer do aeroporto até o hotel, porém é muito importante a verificação deste serviço/cortesia no momento da reserva.
Normalmente, o transfer para o porto pode ser feito de algumas maneiras:
1- Caso você fique em um hotel próximo ao porto, provavelmente o hotel terá o serviço disponível;
2- Poderá ser feito de táxi ou através de qualquer aplicativo de viagem;
3- E poderá ser feito ainda por alguma empresa específica. Normalmente as cidades portuárias contam com este tipo de serviço, por isso é tão importante a pesquisa detalhada do local de partida.
SEGURO VIAGEM
Foto: Projeto ViraVolta |
Geralmente todas as companhias de cruzeiros já vendem o seguro viagem junto com o pacote total, e você tem a opção de mantê-lo ou não! Caso você o cancele, o valor final do cruzeiro ficará menor, porém caso você precise de qualquer atendimento médico durante seu cruzeiro, prepare o bolso, pois a economia que você fez lá atrás não será nada perto do valor cobrado em qualquer atendimento. Imagine que você esteja fora do seu país e que terá que pagar na moeda corrente do navio (dólar americano ou euro). Quer um conselho?! NUNCA deixe de pagar o seguro viagem!
Os navios possuem infraestrutura básica de atendimento e profissionais de saúde a bordo, porém todas as despesas serão cobradas à parte caso não tenha sido contratado o seguro.
Os navios possuem infraestrutura básica de atendimento e profissionais de saúde a bordo, porém todas as despesas serão cobradas à parte caso não tenha sido contratado o seguro.
Quando contratado, este seguro cobre serviços de assistência médica, gastos com medicamentos e assistência odontológica de emergência, e até mesmo reembolso por dano em bagagem.
HOTÉIS PRÉ E PÓS CRUZEIRO
Foto: Hotel Fontainebleau - Miami Beach |
Esse momento do planejamento é a hora para definir se você somente fará o cruzeiro ou se estenderá sua viagem na cidade de embarque ou desembarque. Caso você possa gastar um pouquinho a mais, talvez valha a pena conhecer seus pontos/roteiros turísticos.
Porém para isso, também é necessário planejamento! Pesquise sem preguiça sobre a cidade que você irá embarcar para ver o que há de mais legal e se são passeios com seu estilo de viagem! Caso a resposta seja sim, vá em frente na pesquisa dos melhores lugares para se hospedar, haja vista que se você for aproveitar a cidade antes, não precisa ficar hospedado necessariamente próximo ao porto.
Aconselho a você buscar os hotéis no booking.com, pois lá é possível filtrar pela melhor forma que encaixar no seu gosto e orçamento. Depois, vá até o TripAdvisor e verifique os comentários que os viajantes deixaram sobre a acomodação. Lá no Booking você também consegue verificar alguns comentários, porém eu prefiro os do TripAdvisor.
E em relação a valores, quanto antes você conseguir reservar, menor será o valor que irá pagar!
EXCURSÕES TERRESTRES
Foto: MSC Cruzeiros |
Caso tenha interesse em realizar as excursões oferecidas pela sua companhia nas paradas do seu roteiro, aconselho a reservá-las com antecedência, já que algumas dessas excursões costumam ser bem concorridas!
Dependendo do segmento do seu cruzeiro, elas podem estar inclusas ou não. Normalmente só há excursões inclusas nas companhias classificadas como de luxo ou em roteiros World Cruise (volta ao mundo) - vale conferir na sua agência de viagem ou diretamente com a companhia, se for o caso.
Ou você ainda pode fazer como eu mais gosto, realizar os passeios por contra própria em cada parada! Mas é preciso pesquisar bastante antes de cada parada e principalmente ficar atento ao horário de retorno ao navio. Em geral, nos desembarques as companhias informam o horário máximo em quem todos devem estar a bordo!
FAZENDO AS MALAS
Foto: 3raintercambio |
O navio recebe toda bagagem de uma vez, portanto sua malas podem demorar a chegar na cabine depois do seu embarque.
Faremos um post específico sobre bagagens e o que levar!
Mas já adianto uma dica valiosa: as bagagens de mão são fundamentais em um cruzeiro, sendo suas maiores aliadas. Então deixe seus principais itens como câmera, documentos, carregadores, medicamentos, produtos de higiene pessoal e algumas trocas de roupa separadas.
DRESS CODE
Foto: MSC Cruzeiros |
As companhias de cruzeiros possuem roteiros distintos. Em cada um destes roteiros há uma agenda de jantares e festas temáticos diferentes. Portanto as companhias sugerem diariamente o code dress a ser seguido. Ressalto que é somente uma sugestão de como se vestir, mas vale muito a pena aderir para que você curta todos os momentos e experiências de forma completa. Super vale a imersão!
Mas não se preocupe, faremos um post específico sobre as festas e o code dress utilizado pela maioria das companhias.
EMBARQUE E DESEMBARQUE
Foto: MSC Cruzeiros |
Fique bastante atento a todos os horários. Confira no seu ticket o horário que você deve estar no porto de embarque. Caso sua companhia possua a ferramenta de check-in online, adiante e já deixe pronto antecipadamente.
Dica importantíssima: nunca deixe de imprimir seu ticket, pois a versão impressa é indispensável, seja qual for a companhia.
Dica importantíssima 2: nunca esqueça as etiquetas de identificação das bagagens que serão despachadas (tanto no embarque, quanto no desembarque). Em outro post falaremos sobre essas outras etiquetas do desembarque.
REFEIÇÕES
Foto: COSTA Cruzeiros |
Na maioria das companhias de cruzeiros da atualidade, o serviço de comidas all inclusive é parte do pacote.
Você terá também que escolher o turno em que irá jantar. Normalmente há 2 turnos de jantar, que acontecem entre 19hs e 21hs.
Os navios também possuem restaurantes de especialidades, que geralmente são pagos à parte, sendo pratos assinados por chefs de diferentes gastronomias do mundo.
Caso você tenha alguma restrição alimentar ou necessite de dieta especial, recomendo não esquecer de avisar sua agência de viagem ou diretamente à companhia, se for o caso.
BEBIDAS
Foto: Susana Steil |
A não ser que o cruzeiro possua serviço de bebidas all inclusive no pacote, todas as bebidas são cobradas à parte, inclusive as não-alcóolicas. O ideal é adquirir os pacotes antecipadamente, porque assim você ainda paga em real, tem a possibilidade de parcelamento e também não fica a mercê da variação cambial. Na maioria das vezes é o que mais vale a pena!
INTERNET A BORDO
Foto: MSC Cruzeiros |
Todos os navios possuem internet a bordo, tanto no sistema WI-FI, como nas chamadas zonas digitais, mas na maior parte das vezes este serviço também é cobrado à parte. Fique atento às tarifas, pois costumam ser bem altas.
DESPESAS A BORDO
Foto: e-DOU |
Dependendo de onde é a partida de seu cruzeiro, a moeda corrente do navio pode variar. Geralmente será euro em roteiros na Europa e dólar americano nos demais roteiros. Caso você não opte em levar em espécie, você irá precisar de um cartão de crédito com função internacional (lembre-se de comunicar ao seu banco emissor do cartão que irá utilizá-lo internacionalmente, mesmo que seu cruzeiro seja na costa brasileira, pois como falei antes, quando você está no navio, é como se estive em território estrangeiro).
A bordo não se utiliza dinheiro nem cartão de crédito. Você recebe um cartão da companhia, chamado Cruise Card, onde tudo será registrado e pago somente ao final do cruzeiro (também faremos um post sobre o Cruise Card).
ATIVIDADES INFANTIS A BORDO
Foto: MSC Cruzeiros |
Se você precisa de navios com atividades para sua(s) criança(s), é muito importante escolher bem o perfil de companhia com a qual irá viajar, pois várias companhias e roteiros são específicas para terceira idade ou com público alvo bem definido. Há algumas companhias de luxo que não possuem atividades para crianças.
Já as companhias em geral costumam oferecer monitores e uma grande diversidade de atividades para seus pequenos. Mas verifique sempre com seu agente de viagens sobre o que é ideal para sua família!
GESTANTES E BEBÊS
Foto: ÉPOCA Negócios |
Bebês com menos de 6 meses e gestantes que completarem 24 semanas de gestação no dia do desembarque não poderão viajar em um cruzeiro. Ainda assim, as gestantes que estiverem com menos de 24 semanas deverão apresentar atestado médico, informando sua aptidão física para viajar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário