Postagem em destaque

PRINCIPAIS FESTAS EM UM NAVIO DE CRUZEIROS

Olá cruzeiristas! Preparados para as festas a bordo?! Em todos os cruzeiros, sejam eles curtos ou longos, as companhias preparam ...

quinta-feira, 28 de junho de 2018

COMO ESCOLHER A MELHOR POSIÇÃO DA SUA CABINE?

Está reservando um cruzeiro para as próximas férias e ainda não sabe como se decidir pela posição da cabine? 


Foto: MSC Meraviglia

Então leia este post com atenção que te daremos algumas dicas para uma escolha acertada!!

CABINES INFERIORES


As cabines nos andares inferiores, mais próximas da linha do mar, são geralmente mais baratas (sempre respeitando a hierarquia de varanda > janela > interna) porque ficam mais afastadas das áreas mais populares do navio, como os restaurantes e piscinas. Além disso, as janelas das cabines dos andares inferiores geralmente são menores. 

Por serem mais baratas, as cabines nessa área do navio acabam tendo algumas desvantagens, como maior proximidade da turbina do navio e também das âncoras, o que pode causar algum ruído para os ouvidos mais sensíveis.

O lado positivo das cabines inferiores é que nesta área o navio é mais estável, o que diminui ainda mais o balanço. Uma ótima notícia para quem fica enjoado com facilidade durante um cruzeiro.


  

CABINES SUPERIORES

As cabines mais altas são um pouco mais caras, mas geralmente tem as janelas e varandas maiores. A proximidade do quarto aos locais mais frequentados do navio também é um bom atrativo. Você não vai precisar usar tanto o elevador ou as escadas para ir de um lugar a outro da embarcação. Mas essa região é mais afetada pelos ventos e balança um pouco mais durante a navegação.

Além de tudo isso, você ainda deve escolher se quer ficar no meio do navio, na proa ou na popa. Cada área tem suas particularidades, com prós e contras. 


REGIÃO CENTRAL DO NAVIO


A área central do navio geralmente tem as cabines mais valorizadas, especialmente para quem não suporta sentir o movimento do navio. Além disso, essa área é boa para quem é mais idoso e tem problemas de mobilidade, porque fica bem perto dos elevadores. Mas isso também pode ser uma desvantagem, porque o fluxo de pessoas passando pela região é bem maior.

ENTENDENDO SOBRE PROA (Frente) E POPA (Trás)


As cabines da proa, que ficam na “frente” do navio, são as que mais sofrem com as ondas e com o vento. Nos andares inferiores, essas cabines geralmente têm as janelas em tamanho menor. Nos andares superiores, a proa do navio recebe algumas das suítes mais luxuosas para aproveitar a vista frontal desimpedida.

As cabines da popa, na traseira do navio, são parecidas com as da área central. A diferença de preço que pode acontecer é por conta da distância dos elevadores e do possível ruído das turbinas nos andares mais baixos. Nos andares mais altos, algumas suítes aproveitam a traseira do navio para uma visão sem obstruções da paisagem.

RESUMINDO...

1 – Tente não ficar nem muito na frente (proa) e nem muito atrás (popa). Nestas posições a sensação de balanço aumenta muito e caso você seja mais sensível à movimentação, pode ter problemas de enjoos. As cabines mais estáveis se situam no meio do navio!

2 – Também tente não escolher uma cabine em andares muito altos ou muito baixos.  Quanto mais central, mais fácil e rápido será para chegar a qualquer ponto que você desejar (restaurante, piscina, cassino, teatro, etc).

3 – Esta dica é muito importante: escolha uma cabine próxima de um elevador! Isto facilitará muito, diminuindo suas caminhadas pelos corredores internos na busca de sua cabine. Nos primeiros dias é muito comum você se perder, mas não se preocupe, acontece inclusive com os mais experientes.

4 – Pra finalizar, escolher cabines pares ou ímpares? Depende! Veja a rota de navegação e procure se situar naquele lado que terá uma melhor vista, tanto na ida quanto na volta do trajeto.


Gostou destas dicas?! Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em responder! Te aguardamos no próximo post!

quarta-feira, 13 de junho de 2018

QUAL CABINE ESCOLHER?


Hoje vamos te ajudar a definir qual a melhor cabine para se hospedar durante a estadia em alto mar!


Resultado de imagem para qual cabine escolher em um cruzeiro
Foto: MSC Cruzeiros

Os navios de cruzeiro costumam dividir suas acomodações em 4 principais categorias: cabine interna, cabine externa com vista para o mar, cabine com varanda e cabines suítes.


Resultado de imagem para qual cabine escolher em um cruzeiro
Foto: Cruzeiros Marítimos

A seguir daremos algumas orientações e dicas para você escolher o que melhor encaixa no seu perfil.

1- Cabine Interna


Foto: MSC Meraviglia

Este é o tipo de acomodação mais barato em um cruzeiro. Esta cabine é especialmente vantajosa para os roteiros com poucos dias de navegação (aqueles dias em que você não desce para os passeios em terra).

Para os mais jovens e animados esta cabine é ideal, uma vez que eles retornarão à cabine apenas para tomar banho e dormir.

Há quem prefira esta cabine também por considerá-la aconchegante, já que ela se localiza na parte interna do navio, mas há quem diga que este tipo de cabine pode ser claustrofóbica.

Resultado de imagem para cabine interna costa
Foto: COSTA Diadema

As cabines internas possuem camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal, mediante solicitação. Contam ainda com banheiro com chuveiro, armário, ar-condicionado quente e frio, secador de cabelo, TV interativa, telefone, minibar, cofre e amenities. A maioria das companhias de cruzeiro disponibilizam ainda shampoo e sabonete líquido no box do banheiro, como é o caso da MSC Cruzeiros e COSTA Cruzeiros.


Resultado de imagem para banheiro msc
Foto: Os Viajantes

2- Cabine Externa com Vista para o Mar


Foto: MSC Meraviglia



Subindo na escala de preço, esta é a segunda categoria mais barata. Aqui os hóspedes podem desfrutar de uma bela vista para o mar, por meio de uma janela ou escotilha. Mas tenha cuidado no momento da compra desta cabine, pois a maioria dos navios com este formato de acomodação, possui cabines com vista obstruída.


Imagem relacionada
Foto: Royal Caribbean - Allure Of The Seas



As cabines externas com vista pra o mar, possuem configuração igual a da cabine interna, tendo como principal diferença a janela que permite a visualização do mar.


3- Cabine Externa com Varanda


Foto: MSC Meraviglia



Esta cabine possui um grande diferencial em relação às anteriores: uma varanda privativa com mesa e cadeiras para que você possa desfrutar de mais tempo dentro da cabine com uma belíssima vista do mar.


Para escolher uma cabine é preciso ter em mente posicionamento, conhecer os estilos de cabines e saber o que se quer do quarto no navio
Foto: Royal Caribbean - Allure Of The Seas



Para os cruzeiristas mais experientes, esta é a opção favorita, pois permite assistir o nascer e o por do sol exclusivo, na comodidade da sua cabine.


Resultado de imagem para foto da varanda cruzeiro
Foto: Pullmantur Zenith
As cabines externas com varanda, possuem as mesmas características das anteriores, porém são cabines maiores e contam ainda com sofá e a varanda.

4- Cabine Suítes


Foto: MSC Meraviglia



Esta é a cabine mais cara, mas também a mais luxuosa e confortável. Possui um espaço útil muito superior às categorias anteriores, podendo ter banheira de hidromassagem privativa na varanda.

Este tipo de categoria pode apresentar diferentes configurações, a depender do navio e da companhia.

Foto: MSC Meraviglia



Acomodações deste tipo, também garantem uma experiência mais luxuosa e exclusiva em todas as atividades a bordo, desde um restaurante diferenciado, até a presença de um mordomo, te oferecendo inúmeros serviços particulares, até mesmo um menu de travesseiros.



Esta cabine é melhor aproveitada por pessoas mais sossegadas e que querem uma experiência diferenciada,


Resultado de imagem para cabine luxo cruzeiro
Foto: Royal Caribbean - Allure Of The Seas

Estas cabines, em geral, acomodam até 2 pessoas. Caso você deseje viajar com as crianças, poderá optar por cabines de categoria FAMILY.

Resultado de imagem para foto da varanda cruzeiro
Foto: MD Seguros e Turismo



Quer uma dica? Adquira seu cruzeiro naquelas datas promocionais em que as companhias oferecem up grade de cabine. Você paga por uma versão mais econômica e recebe uma acomodação superior. Vale super a pena!


Ainda ficou alguma dúvida?! Deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responder e te ajudar! 

Nos vemos no próximo post!!!

sábado, 2 de junho de 2018

MEU PRIMEIRO CRUZEIRO, E AGORA?

Neste post você encontrará um guia completo para se planejar para seu primeiro cruzeiro!


Foto: MSC Cruzeiros - MSC Meraviglia

Quando você fez a reserva do seu primeiro cruzeiro, eu sei que a primeira pergunta que veio à sua cabeça foi: - E agora?! - Fique tranquilo!!! Aqui você encontrará todas as informações necessárias para sanar suas principais dúvidas e aproveitar ao máximo o primeiro, dos vários cruzeiros que virão! Pois já te adianto, fazer cruzeiro é um VÍCIO, você nunca ficará neste primeiro! ☸


DOCUMENTAÇÃO


Foto: PassaporteBR

Bom, este primeiro item é o mais importante quando se trata de qualquer viagem.

Se o destino do seu primeiro cruzeiro é nacional ou algum dos países da América do Sul, com saída do Brasil, você pode embarcar somente com seu Carteira de Identidade (com menos de 10 anos de emissão) ou passaporte. Sim, estes dois são os únicos documentos permitidos para embarque, portanto nenhum outro tipo de documento como CNH, carteira de trabalho, conselhos de classe ou qualquer outro documento serão válidos, pois a partir do momento que você entra em um navio, é como se você estivesse imigrando para o país a que aquela companhia pertence, portanto deve-se respeitar suas normas e ler com bastante atenção o contrato que você assina, para que você não seja pego de surpresa em nada!

Caso seu embarque seja fora do Brasil, o único documento válido será o passaporte, porém é preciso se atentar à validade dele, pois todas as companhias só aceitam o embarque desde que o passaporte tenha, pelo menos, 6 meses de validade após a data do desembarque. Além disso, é necessário checar se há necessidade de vacina específica para seu destino, principalmente se ele for o Caribe. 
Aconselho que você deixe, junto ao seu passaporte, Certificado Internacional de Vacinação, que você retira gratuitamente! Aqui você consegue consultar o seu local mais próximo para emissão deste certificado.


RESERVA DE VOOS


Foto: triCurioso

A não ser que o cruzeiro comece e termine na cidade que você mora, na maioria dos casos você terá que fazer trechos aéreos! 
E planejar este custo é muito importante, pois você pode conseguir excelentes preços se souber pesquisar e tiver tempo para isso. 

Grande parte do segredo de uma viagem bem sucedida é o tempo de antecedência que você tem para planejamento e pesquisa! 

3 dicas bem relevantes, principalmente para o seu primeiro cruzeiro:

1- Sempre conte com eventuais atrasos. Portanto aconselho sempre que você chegue pelo menos 1 dia antes na cidade de partida do seu cruzeiro, pois assim como avião, o navio também não te espera!
2- Escolha hotéis de fácil acesso ao porto de embarque. Isto irá te ajudar muito no dia do embarque, pois você ainda precisa contar com possíveis atrasos ou problemas com transporte até a chegada no porto, e uma vez que esteja perto, minimiza e muito o problema. Vai por mim!
3- No desembarque, opte por voos do final da tarde, porque assim como na chegada, podem ocorrer atrasos na chegada do navio e para não comprometer seu voo de volta, vale mais esperar um pouco no aeroporto que ficar para trás.


TRANSLADO


Foto: DicasNewYork

Outro ponto que se deve pensar é como chegar do aeroporto ao hotel e do hotel ao porto e o caminho inverso. Caso você compre todo o pacote com a companhia de cruzeiros, provavelmente o translado estará incluso. Já se você for fazer à parte, procure chegar com antecedência. Alguns hotéis possuem serviço de transfer do aeroporto até o hotel, porém é muito importante a verificação deste serviço/cortesia no momento da reserva.

Normalmente, o transfer para o porto pode ser feito de algumas maneiras:

1- Caso você fique em um hotel próximo ao porto, provavelmente o hotel terá o serviço disponível;
2- Poderá ser feito de táxi ou através de qualquer aplicativo de viagem;
3- E poderá ser feito ainda por alguma empresa específica. Normalmente as cidades portuárias contam com este tipo de serviço, por isso é tão importante a pesquisa detalhada do local de partida.


SEGURO VIAGEM


Foto: Projeto ViraVolta

Geralmente todas as companhias de cruzeiros já vendem o seguro viagem junto com o pacote total, e você tem a opção de mantê-lo ou não! Caso você o cancele, o valor final do cruzeiro ficará menor, porém caso você precise de qualquer atendimento médico durante seu cruzeiro, prepare o bolso, pois a economia que você fez lá atrás não será nada perto do valor cobrado em qualquer atendimento. Imagine que você esteja fora do seu país e que terá que pagar na moeda corrente do navio (dólar americano ou euro). Quer um conselho?! NUNCA deixe de pagar o seguro viagem!

Os navios possuem infraestrutura básica de atendimento e profissionais de saúde a bordo, porém todas as despesas serão cobradas à parte caso não tenha sido contratado o seguro.
Quando contratado, este seguro cobre serviços de assistência médica, gastos com medicamentos e assistência odontológica de emergência, e até mesmo reembolso por dano em bagagem.

HOTÉIS PRÉ E PÓS CRUZEIRO


Resultado de imagem para hotel miami
Foto: Hotel Fontainebleau - Miami Beach
Esse momento do planejamento é a hora para definir se você somente fará o cruzeiro ou se estenderá sua viagem na cidade de embarque ou desembarque. Caso você possa gastar um pouquinho a mais, talvez valha a pena conhecer seus pontos/roteiros turísticos.

Porém para isso, também é necessário planejamento! Pesquise sem preguiça sobre a cidade que você irá embarcar para ver o que há de mais legal e se são passeios com seu estilo de viagem! Caso a resposta seja sim, vá em frente na pesquisa dos melhores lugares para se hospedar, haja vista que se você for aproveitar a cidade antes, não precisa ficar hospedado necessariamente próximo ao porto.

Aconselho a você buscar os hotéis no booking.com, pois lá é possível filtrar pela melhor forma que encaixar no seu gosto e orçamento. Depois, vá até o TripAdvisor e verifique os comentários que os viajantes deixaram sobre a acomodação. Lá no Booking você também consegue verificar alguns comentários, porém eu prefiro os do TripAdvisor.

E em relação a valores, quanto antes você conseguir reservar, menor será o valor que irá pagar!


EXCURSÕES TERRESTRES


Foto: MSC Cruzeiros

Caso tenha interesse em realizar as excursões oferecidas pela sua companhia nas paradas do seu roteiro, aconselho a reservá-las com antecedência, já que algumas dessas excursões costumam ser bem concorridas! 

Dependendo do segmento do seu cruzeiro, elas podem estar inclusas ou não. Normalmente só há excursões inclusas nas companhias classificadas como de luxo ou em roteiros World Cruise (volta ao mundo) - vale conferir na sua agência de viagem ou diretamente com a companhia, se for o caso. 

Ou você ainda pode fazer como eu mais gosto, realizar os passeios por contra própria em cada parada! Mas é preciso pesquisar bastante antes de cada parada e principalmente ficar atento ao horário de retorno ao navio. Em geral, nos desembarques as companhias informam o horário máximo em quem todos devem estar a bordo!


FAZENDO AS MALAS


Imagem relacionada
Foto: 3raintercambio

O navio recebe toda bagagem de uma vez, portanto sua malas podem demorar a chegar na cabine depois do seu embarque. 
Faremos um post específico sobre bagagens e o que levar!

Mas já adianto uma dica valiosa: as bagagens de mão são fundamentais em um cruzeiro, sendo suas maiores aliadas. Então deixe seus principais itens como câmera, documentos, carregadores, medicamentos, produtos de higiene pessoal e algumas trocas de roupa separadas.


DRESS CODE


Resultado de imagem para gala cruzeiro
Foto: MSC Cruzeiros
As companhias de cruzeiros possuem roteiros distintos. Em cada um destes roteiros há uma agenda de jantares e festas temáticos diferentes. Portanto as companhias sugerem diariamente o code dress a ser seguido. Ressalto que é somente uma sugestão de como se vestir, mas vale muito a pena aderir para que você curta todos os momentos e experiências de forma completa. Super vale a imersão!

Mas não se preocupe, faremos um post específico sobre as festas e o code dress utilizado pela maioria das companhias.


EMBARQUE E DESEMBARQUE


Resultado de imagem para CJECK IN CRUZEIRO
Foto: MSC Cruzeiros

Fique bastante atento a todos os horários. Confira no seu ticket o horário que você deve estar no porto de embarque. Caso sua companhia possua a ferramenta de check-in online, adiante e já deixe pronto antecipadamente. 

Dica importantíssima: nunca deixe de imprimir seu ticket, pois a versão impressa é indispensável, seja qual for a companhia.

Dica importantíssima 2: nunca esqueça as etiquetas de identificação das bagagens que serão despachadas (tanto no embarque, quanto no desembarque). Em outro post falaremos sobre essas outras etiquetas do desembarque.


REFEIÇÕES


Refeições
Foto: COSTA Cruzeiros


Na maioria das companhias de cruzeiros da atualidade, o serviço de comidas all inclusive é parte do pacote.

Você terá também que escolher o turno em que irá jantar. Normalmente há 2 turnos de jantar, que acontecem entre 19hs e 21hs.

Os navios também possuem restaurantes de especialidades, que geralmente são pagos à parte, sendo pratos assinados por chefs de diferentes gastronomias do mundo.

Caso você tenha alguma restrição alimentar ou necessite de dieta especial, recomendo não esquecer de avisar sua agência de viagem ou diretamente à companhia, se for o caso.


BEBIDAS


Resultado de imagem para bebidas CRUZEIRO
Foto: Susana Steil


A não ser que o cruzeiro possua serviço de bebidas all inclusive no pacote, todas as bebidas são cobradas à parte, inclusive as não-alcóolicas. O ideal é adquirir os pacotes antecipadamente, porque assim você ainda paga em real, tem a possibilidade de parcelamento e também não fica a mercê da variação cambial. Na maioria das vezes é o que mais vale a pena!


INTERNET A BORDO


Resultado de imagem para INTERNET WI FI NO NAVIO
Foto: MSC Cruzeiros

Todos os navios possuem internet a bordo, tanto no sistema WI-FI, como nas chamadas zonas digitais, mas na maior parte das vezes este serviço também é cobrado à parte. Fique atento às tarifas, pois costumam ser bem altas.


DESPESAS A BORDO


Resultado de imagem para FOTOS DE DOLAR E EURO
Foto: e-DOU


Dependendo de onde é a partida de seu cruzeiro, a moeda corrente do navio pode variar. Geralmente será euro em roteiros na Europa e dólar americano nos demais roteiros. Caso você não opte em levar em espécie, você irá precisar de um cartão de crédito com função internacional (lembre-se de comunicar ao seu banco emissor do cartão que irá utilizá-lo internacionalmente, mesmo que seu cruzeiro seja na costa brasileira, pois como falei antes, quando você está no navio, é como se estive em território estrangeiro).

A bordo não se utiliza dinheiro nem cartão de crédito. Você recebe um cartão da companhia, chamado Cruise Card, onde tudo será registrado e pago somente ao final do cruzeiro (também faremos um post sobre o Cruise Card).


ATIVIDADES INFANTIS A BORDO


Resultado de imagem para CRIANÇAS CRUZEIRO
Foto: MSC Cruzeiros


Se você precisa de navios com atividades para sua(s) criança(s), é muito importante escolher bem o perfil de companhia com a qual irá viajar, pois várias companhias e roteiros são específicas para terceira idade ou com público alvo bem definido. Há algumas companhias de luxo que não possuem atividades para crianças. 

Já as companhias em geral costumam oferecer monitores e uma grande diversidade de atividades para seus pequenos. Mas verifique sempre com seu agente de viagens sobre o que é ideal para sua família!


GESTANTES E BEBÊS



Resultado de imagem para GESTANTE
Foto: ÉPOCA Negócios

Bebês com menos de 6 meses e gestantes que completarem 24 semanas de gestação no dia do desembarque não poderão viajar em um cruzeiro. Ainda assim, as gestantes que estiverem com menos de 24 semanas deverão apresentar atestado médico, informando sua aptidão física para viajar.


Ufa... Parece muita coisa né?! 

Mas não se preocupe porque não é! Com este check list bem detalhado, você conseguirá montar muito bem sua viagem e seu tão esperado primeiro cruzeiro!

Gostou do nosso post?! Deixa seu comentário, pois ficaremos muito felizes em ver o seu feedback. E se mesmo assim surgir qualquer dúvida, deixe sua pergunta também que responderemos! 


Te esperamos no próximo post!